Guru das dietas #8

By | 09:23 5 comments
Então? Ao tempo que não escrevia esta rubrica.
Sou vos sincero, não me peso à muito tempo. Não o faço porque sei que engordei... uma vez que comecei a fazer treinos de força no ginásio. Sei que agora, vou começara ganhar músculo e que este é bem mais pesado que a gordura, daí o meu afastamento ao aparelho. Mesmo assim, não me deixo descuidar na alimentação (quer dizer, de vez em quando... pimba, mas nada demais).
Tenho tido em atenção agora o tema "Metabolismo", para quem não sabe é o conjunto de reacções químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes das células. O engordar ou o emagrecer tudo tem a ver com este.
Sendo assim, é favorável para quem quer emagrecer (tal como eu) que acelere o metabolismo, sendo exactamente por isso que elaborei alguns tópicos favoráveis a este acontecimento:
  • Tomar SEMPRE o pequeno almoço. Basicamente é o "ponto de arranque" do nosso metabolismo diário.
  • Nunca saltar refeições. O que nós queremos é que o nosso corpo esteja continuadamente a usar energia para "metabolizar" alimentos, logo, mais refeições = metabolismo mais acelerado= dispendio de maior energia.
  • Usar picante. Pode parecer absurdo mas faz totalmente sentido. O picante irá aumentar em muito ritmo metabólico. Pode-o aumentar até 50% durante pelo menos as 3 horas a seguir à refeição.
  • Beber água em grandes quantidades. Nem sempre é fácil beber tanta água mas a verdade é que é um papel fulcral para um estilo de vida saudável. Quem de nós nunca confundiu fome com sede e acabou por comer alimentos calóricos quando tudo o que tinha era falta de água no organismo?! 
  • Fazer exercício físico. Cliché? NÃO! O exercício deveria fazer parte da rotina de todos. Pelos menos 3x por semana faz milagres. Aumenta o metabolismo e devido à libertação de algumas hormonas ainda nos deixa mais feliz. Só vantagens.
  • Fazer musculação. É neste ponto que me foquei agora. O fornecimento de cargas ao músculo (uma maneira gira de dizer "puxar ferro") faz com o ritmo metabólico aumente e em muito... sem falar já na perda de gordura que daí advém.
  • Dormir bem. Muitos não sabem mas perdemos calorias enquanto dormimos (Fiz esta experiência com o meu polar e perdi 856 calorias numa noite). Assim, a diferença entre dormir bem ou mal está na consequente perda de massa muscular e o ganho da massa gorda.
Bem, espero que com estas dicas muitos dos leitores se sintam predispostos a adoptar um estilo de vida mais saudável (uau, agora até parecia um profissional).
Por isso, esperem pelo próximo post do guru porque muitas coisas ainda estão por dizer!
Vocês sabem... Stay ON! 

4011193_460s_large
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Muito bem resumido

    http://sapatosfazemhomem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida , dicas muito úteis , sou adepta de uma alimentação saudável e da pratica de exercício físico.
    Cumprimentos saudáveis:))

    ResponderEliminar
  3. Adoro esta tua rubrica Tiago sigo sempre , quando dou aqui um saltinho :)
    p.s.- essa imagem esta excelente , juro :p

    ResponderEliminar
  4. Oh Tiago, que fofo, sempre que quiseres comenta eu adoro saber o que as pessoas pensam :)
    Muito obrigada pelo apoio , é fundamental e tu sabes bem disso *


    É acho que chegou a altura certa!
    Existem pessoas tipo tu, e tantos outros que me compreendem mas não vivem no meu mundo (pertos/rodeados por mim), e aqueles que vivem não entendem e é ai que entro num beco terrivel para tentar que me percebam, mas sinceramente desisti disso.

    Falaste em Pessoa, falaste no meu heroi do pensamento interligado ao sentimento. Eu identifico-me muito com o que ele escreve, pelo menos os 3 heteronimos eu sou um pouco de cada um deles xD

    Mas pronto ... Tiago sabes que mais, vive por ti , vale apena e sabe tao bem *

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo tudo o que disseste :)

    Senti-me mesmo feliz quando comecei a dar Pessoa, vi que aquilo que eu pensava não era assim tao fora do normal e ter alguem com as mesmas perspectivas fez-me ver que não era tolinha alguma! xD

    ResponderEliminar

Express yourself!