Reflexão | Do gordo não reza a história

By | 00:11 5 comments
Irónico o titulo desta publicação ... ou não fosse ela escrita por um ex-obeso, estatura média, olhos castanhos e de completa normalidade (ou direi mesmo indiferença?). Mesmo assim, faço toda a questão em escrever sobre este assunto, sabendo perfeitamente que terei a tocar na ferida de muitos ou a ferir o ego a outros.
Escreverei na terceira pessoa porque sempre foi algo que achasse mais fácil de realizar e, evidentemente, trata-se de um assunto que afecta o meu intimo, por isso espero que compreendam a posição.
Ele era um porreiro. Ele era simpático. Ele era amigo. Ele era tudo menos ... magro. Efectivamente, o azar era todo dele porque contra os genes, nada a fazer. Contavam-se pelos dedos das mãos (ou fiquemos apenas numa só mão) as pessoas que o abordavam para elogiar algum atributo, fosse ele o mínimo do género. Nas lojas, o pesadelo tornava-se na pesada e dura realidade. Deste modo, escusado será dizer que tudo o que gostava não era feito para o seu tamanho ... na altura acalmavam o seu ferido ego dizendo "Deixe estar, havemos de encontrar algo que lhe assente bem". Pois... na verdade ele não queria algo que lhe assenta-se bem, queria sim a peça que viu na montra e que chateou a cabeça aos pais para a ter. Missão impossível? Fora desde sempre e para sempre, queria ele crer.


Um dia, acordou. 

Olhou-se no espelho e apenas rasgou as roupas que tinha vestidas porque nesse momento ele sabia: era o momento. Chegara a altura em que deixou os medos para trás. A vergonha de entrar num ginásio aonde só desfilam tipas com corpo bem definidos e machos latinos que envergam cintos pesados para demonstrar o quão fortes são ás tais tipas. A vergonha de se por em cima de uma balança à frente de outras pessoas, porque para desilusões chegara já este pobre (ou não tão pobre) rapaz. Essas vergonhas eram passado e ele queria fazer história. Este rapaz queria lutar.
Entretanto, começou uma nova rotina, todo um mapeamento de novos hábitos e de novas atitudes. Valeu-lhe a perda de 15 Kg, até ao momento decorrente desta reflexão. Se foi só isto que lhe valeu? Não.
De um dia para o outro, as pessoas sabiam quem ele era. As chamadas "conversas de engate" começavam agora a fazer parte do seu dia-a-dia. Nas lojas .... era um deleite. Ou não fosse ele agora digno de usar as roupas da montra. Os convites para sair eram cada vez mais. A vida deste rapaz mudou. Ele agora olha-se ao espelho e diz "Este sou eu e porra, eu sou giro!". Custou-lhe mesmo muito, mas ele conseguiu.

E não.

Não estou a escrever isto para ninguém elogiar o tal rapaz ou o chamar de herói porque esses são aqueles que metem a comida na mesa no final do dia. Só escrevo isto porque a diferença do Gordo e Magro torna-se cada vez mais evidente. E sim, as pessoas vão sempre, mas sempre deitar os outros abaixo seja porque motivo for, mas TU muda só para ti. O rapaz escolheu ser magro e isso valeu-lhe uma nova vida. Ele não foi atrás dos insultos que ouvia ou muito menos das atitudes menos correctas que os outros seres manifestavam contra si. Ele apenas foi atrás do que lhe faria sentir bem. Fartou-se e safou-se.
Engraçado como todas pessoas que até hoje eram as primeiras a mandar pedras a este rapaz por se tratar de alguém que não correspondia aos supostos "estereótipos de beleza" são agora as mesmas que correm atrás como se de um prémio de consolação tratasse. 

Esse rapaz era eu.

 Ou melhor, sou eu. Se tenho orgulho em mim? Tenho e agora mais que nunca sei do meu valor. Se fui capaz disto, sou capaz de muito mais. Afinal, sou muito mais do que uma simples classificação entre gordo/magro. Eu sou eu, e isso nem a gordura me pode tirar. Quanto à sociedade? Ainda havemos de conseguir chegar a algum lado..... um dia.




Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

5 comentários:

  1. Gostei muito da forma como expuseste a tua historia mas acho que acima de tudo, as pessoas que decidem mudar não deve ser apenas por motivos estéticos mas também para zelar pela saúde. Emagrecer deve ser feito de forma correcta ^^

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente as pessoas julgam muito os outros pela aparência e não sabem ver além do exterior muitas vezes. Frequentemente somos rejeitados por coisas muito fúteis, sejam elas a maneira de vestir, o peso, etc. Este comportamento a nível social gera pessoas muito insatisfeitas e faz com que cada vez sejamos mais exigentes connosco mesmos e com a nossa imagem. Quero eu dizer com isto, não que acho que não deverias ter mudado, mas sim que antes de mudares não te deveriam ter feito sentir inferior.
    Admiro a tua atitude e força de vontade, especialmente porque sabes que o mais importante era sentires-te bem contigo mesmo e o fizeste por ti. Eu sei o que é estar na tua pele, em parte, e sei o que custa conseguir de facto fazer um esforço para mudar, por isso Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes demais, muito por teres lido o texto :) E sim, concordo plenamente com tudo o que dizes. Infelizmente existe por aí muito boa gente que sós e sente bem a rebaixar os outros. Eu tive que lutar por mim porque senão, ninguém o faria. E sim, custa imenso, como deves entender segundo o que dizes, fazer um esforço para mudar, mas compensa!
      Muito obrigado mesmo e volta sempre! :)

      Eliminar
  3. Ohh que brutal adorei *.* Fizeste bem em ter partilhado a tua história, deve ser uma inspiração para muitas pessoas que passaram ou passam o mesmo que tu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e ainda bem que gostaste! Volta sempre que quiseres, todas as opiniões são bem-vindas! :)

      Eliminar

Express yourself!