Tu queres, mas foges. | Eu sou, tu gozas

By | 21:09 2 comments
Estranho como o conceito de sociedade nos remete para um aglomerado de pessoas que partilham valores, crenças, costumes e muito mais....porém quando recorremos a uma  lupa com intuito de escrutinar tal, acabamos por ver que é essa mesma sociedade em que estamos que nos aponta o dedo, que nos exclui da sua pertença, que nos faz achar que não fazemos parte dela.
Seguimos tanto a "normalidade" que nos esquecemos da "naturalidade". Somos, em alturas, tão discriminados que tendemos a fechar-nos sobre nós próprios e achar que o mal está em nós. Nunca nos outros. 
Assim, sofremos em silêncio porque chorar em público é mal visto. Falamos em frente a um espelho porque falar sozinho é de quem está louco. Usamos uma camisa e sapatos porque usar t-shirt e sapatilhas faz-nos parecer sem maturidade. Concordamos com a maioria porque fica mal visto ser do contra. 
Ao fim e ao cabo, somos forçados a agir sob formas estabelecidas, que nos vão fazer ser o individuo que acorda todos os dias de manhã e mentaliza-se a si próprio que tudo vai correr bem. Que a sua vida tem algum valor. Que o que fez até agora, não foi em vão. Que vai compensar ser a favor da maioria. Que não vale a pena ser quem ele é, realmente, porque a pressão que os outros iam exercer sobre si iria ser insuportável.  
Engraçado como estamos num século tão liberal e ao mesmo tempo tão conservador. A própria diferença é vista assim mesmo - Diferença. Porque não definir este conceito como uma normalidade contextual? Continuar a acentuar a discrepância entre valores pré-definidos e os valores individuais será o caminho mais certo para deixar uma sociedade se evoluir?
Não sei as respostas a estas perguntas, assim como quase ninguém que não tenha estudado tal fenómeno  saberá. Mas uma coisa eu sei. Oh se sei....
Num mundo aonde a diferença faz tanta confusão, felizes daqueles que sabem se erguer e mostrar ao mundo do que são feitos. Esqueçam normalizar a diferença, mas aceitem que tudo depende de um contexto e de uma realidade por isso... não tentem julgar os outros se nem vocês próprios sabem assumir a vossa diferença numa sociedade que se diz igualitária mas que na minha opinião não passa de discriminadora em toda a sua extensão. 

Não é ser diferente, é apenas ser o normal no meu mundo. 


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

2 comentários:

Express yourself!