FUTURÁLIA | YOUR GAME FUTURE

By | 21:35 Leave a Comment

Cada vez mais, hoje em dia, nós jovens deparámos-nos com um grande dilema – a decisão em relação ao futuro. Quando entramos para o secundário, vemo-nos “obrigados” a tomar uma primeira decisão de elevada importância, a opção pela área das ciências, das letras, das artes ou até mesmo uma área profissional. Contudo, para muitos de nós que acabamos o 9ºano, isto torna-se um grande desafio, pois muitas vezes, não temos maturidade suficiente para esta escolha, chegando a um tal estado de confusão mental, levando a que por vezes não escolhamos o que gostamos, mas sim o que os nossos amigos escolheram. Todavia, algo mais perturbador poderá acontecer, a pressão dos nossos pais sobre a nossa decisão.


É sabido que todos os pais sonham que os filhos sejam médicos, advogados, ou engenheiros, empurrando-os para a área que sonham que o seu rebento siga, que, maioritariamente, é significado de um objectivo não atingido pelos progenitores. Efectivamente, esta é só a primeira “pedra no sapato” de um qualquer jovem como tu e eu, no que à escolha do seu futuro profissional diz respeito. Por outro lado, o terminar do 12ºano mostra-se mais um grande e, por vezes, grave problema. “Que curso tirar?”, essa é a grande questão que surge na nossa cabeça. Depois, há que pensar em todas as condicionantes que essa escolha pode ter, desde, o mercado de trabalho, ao salário que se vai ganhar, mas o mais importante e que muitas vezes é posto de parte é facto daquele ser ou não o caminho que nos permitirá fazer aquilo que realmente gostamos e que nos pode trazer felicidade e satisfação profissional.
Neste sentido, ocorre todos os anos na FIL (Feira Internacional de Lisboa) um evento chamado “Futurália” e, tal como o nome indica, tem como objectivo ajudar todos aqueles indecisos a escolherem o seu futuro profissional. A edição deste ano decorrerá de 26 a 29 de Março e o “The Redeye” deu lá um saltinho para perceber como aquilo funciona.
Assim, dia 26 de Março durante a tarde lá fomos nós. Chegados ao certame demos de caras com inúmeras ofertas quer a nível de ensino superior, direccionadas para aqueles que estão a terminar o secundário, quer ao nível das ofertas profissionais para todos aqueles que ainda estão no 9ºano e querem enveredar por uma área mais técnica. Além de todas estas ofertas mais educativas, existe, em simultâneo, uma panóplia de actividades, tais como workshops, concertos, sessões de autógrafos, entre outras que poderás pesquisar no site da Futurália (http://www.futuralia.fil.pt).

Em suma, se estás indeciso e completamente perdido relativamente ao teu futuro, atreve-te a visitar a Futurália e encontra o teu futuro. Isto só porque te queremos ajudar a não teres de ficar um ano a beber cerveja e a comer tremoços enquanto os teus amigos se divertem nas festas de faculdade. Pensa nisso.

Bárbara Reis
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Express yourself!