Guru das dietas #9

By | 17:19 6 comments
What's up?
 Têm toda a razão para estarem decepcionados comigo mas  isto do fim dos exames é sempre daquelas alturas em o que queremos é fazer alguma coisa diferente.
Mas, felizmente, cá estou eu. E agora na crónica, "Guru das dietas".
Hoje reservei um assunto particularmente interessante e que deve ser a base fundamental para quem quer emagrecer e, atenção, ser saudável mas antes tenho uns pequenos factos a declarar para vos contextualizar na minha situação actual.
A época de exames é sempre aquela altura em que dou carta branca a tudo porque simplesmente me sabe bem comer enquanto estudo. Não é uma prática lá muito bem pensada da minha parte mas cada um tem os seus mecanismos. Resumindo, ainda não subi acima da temida balança mas eu sei que engordei e provavelmente estraguei o trabalho de meses. 
Sei que devia estar a lamentar que isto ou aquilo, mas a verdade é que comi. Soube-me bem? Soube. Agora  não vou entrar em derrames porque o que está feito está feito. Sendo assim amanha, volto a uma alimentção saudável. Desta vez, resolvi recorrer ao uso de um caderno aonde vou fazer um registo diário. Resolvi também fazer um plano novo para todos os dias. Isto é, não vou andar a comer o mesmo durante um mês porque desespero. 
Sendo assim, deixo-vos o meu dia para este recomeço:
  • Pequeno Almoço: 1 infusão sem açúcar; 1 ovo cozido; 2 fatias de fiambre de peru; 1 laranja.
  • Meio da Manhã: 1 Gelatina s/ açúcar; 1 iogurte sólido magro; 4 avelãs. 
  • Almoço: Creme de legumes s/ batata; Bife de peru grelhado com cogumelos frescos; Espinafres salteados; Salada de alface.
  • Meio da tarde: 1 chá verde s/ açúcar; 1 gelatina s/ açúcar; 4 avelãs.
  • Jantar: Espetadas de peru com molho de lima e majericão; Salada de agriões com sementes de sésamo; 
O que vos queria falar era que é importante para uma pessoa cujo objectivo é perder peso, ter consciência que além da qualidade, a quantidade do que se come, também importa.
Quando elaboramos um plano temos de ter em atenção estes seguintes passos: 40% da alimentação diária deverá corresponder a Hidratos de carbono de absorção lenta, 30% deverá ser de proteína e os outros 30% deverão ser de gordura. 
Isto é um assunto que dará um novo post porque parecendo que não é complexo por isso prefiro reservar as razões para um outro. Mas, mesmo assim ficam já a ter uma ideia das proporções certas, e ficam também com um exemplo de um plano, que poderá ser o vosso caso estejam dispostos a lutar pelo vosso corpo.
Claro que não poderia deixar de dizer que na segunda as minhas sessões de musculação começarão outra vez, estou ansioso porque já me sinto muito mais leve ( o que é mau!).
Prometo aqui, que o guru esta semana vai estar mais alerta e dará mais novidades, por isso, já sabem o que têm de fazer: STAY ON!

Tumblr_m65u8u8udu1rty7oao1_500_large
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Ainda bem que "o guru" está de volta ;)

    a ementa que fizes-te esta muito boa... para manter um corpo ideal é necessario esse tipo de alimentação que muita gente acha estranha"- o que não é de todo verdade!

    ResponderEliminar
  2. o ovo é muito proteico mesmo! mas so as claras é que se devem comer todos os dias.. a gema em excesso faz mal.. a clara nao ;) hà quem misture 7 claras de ovo cruas num batido de fruta.. para poder ter todas as proteinas de que precisam em vez de andar a tomar suplementos que, por sinal, nao fazem nada bem!

    ResponderEliminar
  3. é muito saudavél para quem precisa de ganhar massa muscular ;) para desportistas..

    ResponderEliminar
  4. Só dormi umas 2h , o resto foi pa descansar a cabeça, mesmo assim foi complicado xp
    Logo á noite é que vai ser dormir (estou confiante nisso)

    ResponderEliminar
  5. Bom post! Só acrescentar uma coisa: também é importante o espaço entre refeições, para o corpo nunca estar em carência. Quem toma pequeno almoço às 7h e só almoça às 13h, passando 6 horas entretanto, deverá contar com duas refeições leves em vez de uma maior. O mesmo acontece para quem tem muito espaço entre almoço e jantar, ou entre jantar e pequeno-almoço.

    Por exemplo, em vez de ter um lanche da tarde, eu como uma maçã cerca de 3h depois do almoço e um batido proteico 1h depois. Divido o lanche em 2, digamos assim.

    Além disso, achei a ceia fundamental. Como tenho sempre, pelo menos, 4h entre o jantar e a hora de dormir, tenho que comer algo, obviamente baixo em hidratos de carbono, porque o corpo não precisa deles enquanto dorme. Tomo sim um batido proteico para ir actuando durante o descanso. 2 batidos por dia? Sim, mas com a quantidade recomendável de proteína diária divida (além do frango, peru, atum, ovo, whatever)

    Como já tinha dito, bom post!

    ResponderEliminar

Express yourself!