" Uma Noite Em Casa De Amália"

By | 01:23 Leave a Comment
 Escrevo este post totalmente indrominado pela força do teatro Português. Para completar este meu estado
introspectivo recorro a uma boa chávena de chá e a um fado a acompanhar.  


Sabem aquela treta do: "Ai, temos de valorizar o que é português porque isto ou porque aquilo..."?
Não, não é treta, mesmo!
Assim, foi hoje ao ver no teatro Politeama a peça "Uma noite em casa de Amália" que dei conta da verdadeira qualidade do teatro Português e acho que, depois destes penosos meses de crise (tanto económica como de valores) que temos vivido, senti orgulho de ser português e de estar ali a ver honrada a personagem de uma heroina da nossa história: Amália Rodrigues.

Pude reparar que infelizmente contavam-se pelos dedos as pessoas que pertenciam à minha faixa etária na plateia, mesmo estando a casa cheia. Deste modo, é obvio que só através de um dia não é possível tirar ilações concretas ou mesmo definitivas mas por outro lado é fácil de perceber que o que se passou hoje passar-se-á em todas as outras noites.
Isto porque a verdadeira essência dos jovens de hoje em dia (denote-se que apenas tenho 18) encontra-se nas saídas à noite ou mesmo nos futilismos que a própria vida nos faz ter como prato do dia. São assim esquecidas actividades como o teatro que AINDA vale muito a pena.
É certo, 30 euros para um bilhete é puxado para muitas familias... mas as saídas à noite também o são por isso em vez de gastarem 10 euros de cada vez a queimar neurónios ao som de músicas que nem vocês gostam, vão ganhar um pouco mais de cultura e façam os artistas portugueses sentirem-se bem na sua pele ao aventurarem-se ás amarguras da vida de um actor.

O papel de Amália é protagonizado pela estrondosa (no sentido literal da palavra) Vanessa Silva. Claro que não se podem excluir os restantes actores da peça que fazem desta, uma autêntica obra de arte.
Nomes como Marco de Góis, Paula Fonseca, Nuno Guerreiro, Cláudia Soares, Rui Andrade e muitos mais tranformam umas horas da vossa vida em deleitosos momentos.
Este musical de Filipa La Féria encontra-se no Politeama desde Junho mas ainda podem aproveitar esta oportunidade para o ir ver uma vez que vale mesmo muito a pena.


Até podia vir para aqui debitar a história do musical mas este blog não é uma cópia da wikipédia e muito menos um blog que tenta destruir o que de melhor se faz em Portugal.
Porém, posso sim dizer que a história passa-se em Casa de Amália Rodrigues numa boémia noite aonde se concentram ilustres pessoas que ficaram marcadas na história pelo seu contributo à parte artistica do nosso País e pelas suas vincadas atitudes no que diz respeito ao regime comtemporâneo.
Vale a pena, só pelo simples(ou não tão simples)  facto de dar a perceber um pouco da cultura portuguesa, de ser um retrato de uma altura em que muitos de nós nem nascidos eramos e de dar um pouco de proximidade com esta diva do fado que todos julgam conhecer só por saber meia dúzias de nomes mas que tem toda uma história por detrás desta forte personagem.
 Uma das personagens de também me marcou imenso foi Vinicius de Moraes (representado por Marco de Góis) mas isso deixo para quando a peça sair de cena discutir os meus motivos ao passo que explicarei também toda a história.
 
Deixo-vos aqui então a minha sugestão e espero ter opiniões para debater aqui no blog acerca da peça. Afinal, já o meu idoleatrado Vinicius Moraes dizia: 
 "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.".
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Express yourself!