A Crónica do Zé #1

By | 20:37 11 comments
A falta de inspiração ou criatividade da minha parte fez com que se tornasse impossível baptizar de outra forma esta crónica. E por este e outros motivos esta é: “A Crónica do Zé.”
Antes de começar com a crónica propriamente dita, gostava de agradecer ao Tiago o convite que me fez, aquando do convite ele frisou a total liberdade que me dava nestas linhas de “antena” para me expressar relativamente ao que bem me apetecer, e é isso que vou fazer porque de outro modo não sei se o faria. Quanto à frequência desta tudo pode depender, o estipulado é ser mensal mas tudo irá depender do que tenho para escrever (sinceramente, não me apetece vir para aqui falar sobre o tempo) e do feedback do público. Pois bem, que comece a crónica, que de burocracia estou eu (e penso que vocês também) farto.
Um dos blogs que sigo com atenção é “O Alfaiate Lisboeta” , como devem saber o autor deste blog lançou recentemente um livro, a apresentação no Porto foi no sábado passado e eu estive presente. A apresentação foi muito agradável e o próprio José Cabral revelou-se um “porreiro” no verdadeiro sentido da palavra: humilde, simpático, consciente do seu valor e sem uma única ponta de vedetismo. Quanto ao livro como ele fez questão de referir “ é uma publicação de estilo”, uma compilação do seu melhor trabalho no blog quer a nível escrito quer a nível fotográfico. Um trabalho que transcende a moda. Aconselho, e acreditem que se aconselho é porque realmente gostei. Aproveito esta ocasião para referir que em momento algum irei recomendar/aconselhar algo que não gosto.




Há uns dias (talvez semanas) levantou-se uma questão aqui no blog relativamente à Vogue Portugal, na altura gerou-se um grande debate onde se comparava a (nossa) Vogue com a Vogue Americana entre outras edições internacionais. Aquando desse debate não me manifestei porque havia decidido guardar um espaço da minha primeira crónica para expor o meu ponto de vista e desta feita não vou perder oportunidade. Eu compro a Vogue Portugal há mais de dois anos e desde então tenho acompanhado a evolução da revista. Relativamente à questão do tamanho a minha opinião é simples: o público Português que consome este tipo de revistas é “ ligeiramente” inferior ao público que consome o mesmo tipo de publicações em países como Inglaterra ou Estados Unidos, lógico será concluir que o número de paginas relativas a publicidade será inferior em Portugal dado que existem marcas que não vendem para Portugal.     No que diz respeito a matéria escrita, muito sinceramente, acho que temos óptimos profissionais e que cada vez mais demonstram o seu valor. Tome-se como exemplo o artigo “A menina dança?” (presente na edição deste mês da Vogue Portugal) da autoria de Manuel Arnaut, uma excelente visão do panorama da moda actual e da direcção que esta toma defendendo o regresso aos vestidos de baile volumosos. Este artigo extraordinário foi comprovado poucos dias depois quando Cristina Ferreira apresentou um programa de domingo à noite com e vestido vermelho ultra-volumoso da estilista Micaela Oliveira. Não nos podemos ainda esquecer que somos muitas vezes presenteados com artigos que saíram em outras edições da Vogue o que se justifica dado o orçamento da revista. No que toca aos editoriais de moda o panorama já não é tão agradável mas, tem vindo a melhorar. 80% dos editoriais fotográficos são importados e os restantes 20% não sendo de uma qualidade do outro mundo impulsionam novos talentos e consagram profissionais Portugueses. A Vogue Portugal é um projecto em que eu acredito e a única forma de o vermos melhorado é comprando a revista, é claro que não a podemos comparar à Vogue Italiana ou outras que tais mas podemos fazer com que se torna cada vez melhor. Respondendo à pergunta que se colocou aqui: “Bíblia ou Fiasco?” eu respondo: “Uma futura bíblia … nunca um fiasco.”


  Despeço-me assim desta minha primeira crónica. Quero apenas ressalvar que esta crónica caso tenha pernas para andar não irá nunca ter uma estrutura nem um tema obrigatório, será aquilo que eu quiser sobre o tema que eu quiser.
  Espero que gostem.
  Um abraço,
Zé Oliveira


Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

11 comentários:

  1. Gostei imenso da nova rubrica e dos temas que foram abordados. Parabéns aos dois :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a nova cronica! muitos parabéns ze.
    Pessoalmente não vejo muito a Vogue mas tenho consciência de que não se pode comparar uma Vogue portuguesa para uma Vogue italiana ou americana, a moda aqui é totalmente atrasada, o que aos olhos de quem a vê pensa que não é boa.
    Parabens aos dois!

    ResponderEliminar
  3. Não sei onde Vais arranjar tempo para mais um blog zé, mas gostei. Tiago um dia destes juro que me torno seguidora!
    Parabéns meninos :)

    ResponderEliminar
  4. Ó Tiago, não sabia que eras amigo do Zé :p

    Em relação à Vogue, comparando-a com Vogues internacionais é mesmo um fiasco!
    Agora que estou em Londres arrependo-me de ter comprado a vogue portuguesa ahaha

    ResponderEliminar
  5. O Alfaiate Lisboeta é um dos meus blogs preferidos.Ando mortinho por ir comprar o livro..parece-me ser uma autentica fonte de inspiração :)

    http://igual-a-ti.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da crónica. Acredito nas palavras apresentadas porque penso que com mais apoios e mais compradores a Vogue Portugal pode evoluir... Não me afirmo como descrente da revista. No entanto, penso que a questão dos compradores pode ser melhorada com o aumento de patrocinadores para que os preços sejam mais acessíveis. Compro regularmente a revista mas sei que é um privilégio.

    ResponderEliminar

Express yourself!